FONTES HISTÓRICAS NAS SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS INTERNACIONAIS

Autores/as

  • Bernadete Morey bernadetemorey@terra.com.br
    Departamento de Matemática – UFRN – Campus Natal – Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2013v13n2673-83

Palabras clave:

Matemática, História, Fontes históricas no processo de ensino e aprendizagem, Educação Matemática

Resumen

O uso de fontes históricas nas salas de aula de matemática é reconhecidamente uma tarefa complexa. Mesmo assim, é um dos modos que a comunidade internacional de educadores
matemáticos tem lançado mão ao introduzir a história da matemática no ensino e na aprendizagem de matemática. Diante disso surgem duas questões: O que tem sido feito para
viabilizar o uso de fontes históricas em sala de aula? Quais argumentos têm sido usados para justificar tal uso? No presente artigo apresentamos alguns dos aspectos relevantes da
produção em artigos de periódicos e anais de eventos da última década na temática em discussão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ARCAVI, Abraham; ISODA, Masami (2007). Learning to listen: from Historical sources to classroom practice. Educational Studies in Mathematics, 66 pp. 111-129.

GLAUBITZ, Michael (2011). The Use of Original Sources in the classroom: Empirical Research Findings. In: History and Epistemology in Mathematics Education - Proceedings of the Sixth European Summer University - ESU 6. Evelyne Barbin, Manfred Kronfellner, Constantinos Tzanakis (Eds.). Wien, Austria. 19 - 23 July 2010, pp. 351-362

JANKVIST, Uffe Thomas (2013). The use of original sources and its possible relation to the recruitment problem. CERME 8, WG12, 6 -10 February 2013, Manavgat-Side,
Antalya - Turkey. http://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/wg_papers.html, acesso em 15/02/2013.

JANKVIST, Uffe Thomas. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in math education. Educational Mathematical Studies, 71 pp. 235-261.

TZANAKIS, Constatinos; THOMAINIDIS, Yannis (2011). Classifying the arguments and methods to integrate history in mathematics education: an example. In: History and Epistemology in Mathematics Education - Proceedings of the Sixth European Summer University - ESU 6. Evelyne Barbin, Manfred Kronfellner, Constantinos Tzanakis (Eds.). Wien, Austria. 19 - 23 July 2010, pp. 1-14.

Publicado

2020-10-31

Métricas


Visualizações do artigo: 354     PDF (Português (Brasil)) downloads: 237

Cómo citar

MOREY, Bernadete. FONTES HISTÓRICAS NAS SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS INTERNACIONAIS. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 13, n.º 26, p. 73–83, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2013v13n2673-83. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/125. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos