CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DA NOÇÃO DE MODELO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E DIREÇÕES DE PESQUISA
DOI:
10.47976/RBHM2011v11n2353-62Palabras clave:
modelo, analogia, física-matemática, matemática no final do século XIX e início do XXResumen
A noção de “modelo” é freqüentemente citada em estudos de epistemologia e filosofia da ciência e é um dos conceitos-chave na reflexão sobre o papel da matemática em outros campos de conhecimento. No entanto, não há trabalhos propriamente históricos sobre esta noção, que problematizem o seu significado em conexão com os modos distintos como o termo foi empregado. Fazer uma história do termo ou dos conceitos que estão por trás do termo? Esta pergunta já indica que há desafios metodológicos importantes para iniciar uma pesquisa histórica sobre o tema e o objetivo deste trabalho é discutir algumas destas dificuldades.
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Publicado
2020-10-31
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Cómo citar
ROQUE, Tatiana. CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DA NOÇÃO DE MODELO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E DIREÇÕES DE PESQUISA. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 11, n.º 23, p. 53–62, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2011v11n2353-62. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/114. Acesso em: 28 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos