PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATION
DOI:
10.47976/RBHM2001v1n237-57Palavras-chave:
PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATIONResumo
Charles Sanders Peirce é um dos mais importantes filósofos americanos. Embora a literatura educacional, com raras exceções, negligencie esse aspecto, sabe-se que o Pragmatismo peirceano, por exemplo, é o ponto de partida de James e Dewey tendo, portanto, clara influência nos tratados educacionais. Os escritos matemáticos de Peirce, tanto quanto sua filosofia, são, segundo nosso ponto de vista, importantes sob dois aspectos: (1) como fonte de pesquisa em História da Matemática e (2) como recurso para compreendermos as concepções peirceanas acerca da Matemática e os processos de ensino e de aprendizagem dessa disciplina, uma questão claramente ligada à História da Educação Matemática. Neste artigo focamos especificamente sua produçào matemática, estudando os manuscritos da Primary Arithmetic e textos correlatos, numa tentativa de fundamentar nossas afirmações. Originalmente escrito em inglês, este artigo foi produzido durante nosso estágio de pós-doutoramento junto à Indiana University Purdue University, Indianapolis, Indiana, Estados Unidos
Downloads
Métricas
Referências
Cassidy, M.F. (1982). Toward Integration: Education, Instructional Technology, and Semiotics. Educational Communication and Technology: a journal of theory, research and development. 30(2), 75-89.
Cooper, T. L.(1967). The concepts of knowledge of Peirce and Dewey - The relation to education. Stanford University, CA (unpublished paper. ERIC# ED010852)
Cunningham, D.J. (1998). Cognition as semiosis: the role of inference. Theory and Psychology, 8, 827-840.
Descartes, R. (1961). Rules for the Direction of the Mind. Indianapolis: Bobbs-Merrill.
Eco, U., Sebeok, T. A (eds.). (1988). Dupin, Holmes, Peirce: The sign of three. Bloomington, IN: Indiana University Press.
Ernest, P. (1991). Philosophy of Mathematics Education. London: Falmer Press.
Garnica, A.V.M. (1996). On the Contribution of the Qualitative Research Based on Phenomenology to the Scientific Practice of Mathematics Education In Malara, N (ed.). An International View on Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. Proceedings of the Working Group 25. International Congress of Mathematics Education (Seville). Modena, Italy: University of Modena. (pp. 52-64).
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 166 PDF downloads: 111