INFÂNCIA E MATURIDADE DO CONCEITO DE FUNÇÃO

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2024v24n4901-18

Palavras-chave:

História da Matemática, Relação, Livros didáticos

Resumo

O objetivo deste estudo é historicizar e problematizar as diferentes definições do conceito de função formuladas por matemáticos e autores de livros didáticos do século XVIII até o século XX, a partir da primeira delas, proposta por Johann Bernoulli, passando pela definição formalista do grupo Bourbaki. O método utilizado foi o bibliográfico-analítico, com a análise de dados apoiada no modelo das estruturas semióticas, desenvolvido por Richard (2004). Os documentos selecionados e analisados são recortes de obras originais de matemáticos, livros e artigos de história da matemática. A partir das unidades significantes encontradas nas definições, foram identificadas as seguintes categorias: relação entre quantidades variáveis; relação de dependência; relação com domínio ampliado; relação entre conjuntos. Concluiu-se que a definição do conceito de função transformou-se, de uma formulação intuitiva e empírica, em uma formulação abstrata e extremamente formalizada.

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Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1979) e doutorado em Pedagogia - Universität Bielefeld (1991). Atualmente é professora do mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. É membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas em História da Educação Matemática (GHEMAT). Suas pesquisas centram-se na História da Matemática, na História da Educação Matemática e na Educação Escolar Indígena.

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Publicado

08-10-2024

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Como Citar

SILVA, Circe Mary Silva da. INFÂNCIA E MATURIDADE DO CONCEITO DE FUNÇÃO. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 24, n. 49, p. 01–18, 2024. DOI: 10.47976/RBHM2024v24n4901-18. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/443. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos