CONCEITOS ARITMÉTICOS, GEOMÉTRICOS E TRIGONOMÉTRICOS NO COMPASSO DE GALILEU

Authors

DOI:

10.47976/RBHM2024v24n4981-102

Keywords:

Galileu, Compasso Geométrico e Militar, História da Ciência, Aritmética, Geometria, Trigonometria

Abstract

Este artigo é resultado de uma investigação histórica sobre o livro Operações no compasso geométrico e militar de Galileu Galilei, publicado em 1606, com o objetivo de identificar possibilidades de interconexões que envolvam temas como aritmética, geometria e trigonometria plana, a partir da interpretação do livro. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em uma análise histórico-epistemológica exploratória e interpretativa de conteúdos expressos em publicações no passado que caracterizam a história da ciência, com base na interpretação como operação metódica de pesquisa historiográfica em busca de intersubjetivações a partir da exploração de fontes históricas. Os resultados do estudo mostraram que as experiências do passado contidas no livro, esclarecem minhas conjecturas estabelecidas internamente no decorrer do estudo. Assim, foi possível compreender que os fatos científicos estabelecidos no passado, presentes nas fontes consultadas, podem ser adaptados à formulação de exercícios e práticas investigativas que envolvam conceitos matemáticos extraídos das operações tratadas por Galileu no seu livro.

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Author Biography

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

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Published

2024-10-08

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How to Cite

MENDES, Iran Abreu. CONCEITOS ARITMÉTICOS, GEOMÉTRICOS E TRIGONOMÉTRICOS NO COMPASSO DE GALILEU. Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 24, no. 49, p. 81–102, 2024. DOI: 10.47976/RBHM2024v24n4981-102. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/457. Acesso em: 20 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos