A INTENCIONALIDADE NO FAZER MATEMÁTICA: UM PARALELO ENTRE OS “DISCURSOS” DA HISTÓRIA E A SOCIOLOGIA DA MATEMÁTICA

Autores/as

  • Maria Deusa Ferreira da Silva mariadeusa@gmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Brasil
  • Iran Abreu Mendes iamendes1@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte –UFRN – Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2013v13n2733-53

Palabras clave:

Sociologia da Matemática, História, Matemática

Resumen

Neste artigo fazemos uma discussão teórica sobre a natureza do conhecimento matemático e de como este esteve todo o tempo atrelado às questões sociais, econômicas, culturais e políticas nos diferentes contextos em que esse conhecimento foi produzido. Ele é resultante de nossas leituras e discussões no âmbito da Disciplina Educação Matemática: Matemática como Instituição Social, junto ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também é parte das discussões teóricas que fazemos em nossa Tese de Doutorado no referido Programa. Iniciamos o artigo com uma discussão sobre a história da matemática nas sociedades egípcias e babilônicas antigas e as questões sociais que subsidiaram este desenvolvimento. Em seguida nos transportaremos para o universo grego e tudo o que eles foram capazes de edificar em seis séculos de domínio cultural. Mas uma vez mostraremos que o desenvolvimento da matemática grega não esteve imune às questões de natureza sociológica. Finalizamos com a apresentação do que significou o desenvolvimento da matemática no Império Romano e na Idade Média, mais uma vez envoltos pelas questões de natureza sócio-política-culturais.

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Citas

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Publicado

2020-10-31

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Cómo citar

FERREIRA DA SILVA, Maria Deusa; MENDES, Iran Abreu. A INTENCIONALIDADE NO FAZER MATEMÁTICA: UM PARALELO ENTRE OS “DISCURSOS” DA HISTÓRIA E A SOCIOLOGIA DA MATEMÁTICA. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 13, n.º 27, p. 33–53, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2013v13n2733-53. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/94. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos