O QUE É NÚMERO? INTUIÇÃO VERSUS TRADIÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
10.47976/RBHM2012v12n2421-36Keywords:
Educação Matemática, Ensino Primário, AritméticaAbstract
O artigo foca a emergência de novas propostas pedagógicas para o ensino da Aritmética no curso primário. Em específico, analisa o contraponto que se estabelece entre “ensino tradicional” e “ensino intuitivo” em finais do século XIX e primeiros anos do século passado. O estudo utiliza como fontes privilegiadas de pesquisa as revistas pedagógicas. Leva em conta, ainda, o ferramental teórico-metodológico da história cultural. Assim, o texto intenta responder à seguinte questão: Como se altera o conceito de número, no âmbito da matemática escolar, na passagem do chamado ensino tradicional para a vaga intuitiva?
Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
References
BARBOSA, R. 1946. Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da Instrução Pública. Obras Completas de Rui Barbosa. Vol. X, Tomo II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde.
CATANI, D. B.; VICENTINI, P. P.; LUGLI, R. S. G. 1997. O Movimento dos Professores e a Organização da Categoria Profissional: estudo a partir da Imprensa Periódica Educacional. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Educação em revista – a imprensa e a história da educação. São Paulo: Escrituras, p. 77-92.
CHARTIER, R. 1990. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Editora Difel; Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S. A.
_____________ 2007. La historia o la lectura del tempo. Barcelona: Editorial Gedisa.
CHERVEL, A. 1990. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229.
COSTA, D. A. 2010. A Aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946. Dissertação (Tese de Doutoramento). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
OLIVEIRA, J. C. S. 2009. Grupo Escolar Barnabé - Santos: A presença do método intuitivo no ensino de aritmética na escola primária entre os anos de 1938 a 1948. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). São Paulo: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP.
CATANI, D. B.; VICENTINI, P. P.; LUGLI, R. S. G. 1997. O Movimento dos Professores e a Organização da Categoria Profissional: estudo a partir da Imprensa Periódica Educacional. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Educação em revista – a imprensa e a história da educação. São Paulo: Escrituras, p. 77-92.
CHARTIER, R. 1990. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Editora Difel; Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S. A.
_____________ 2007. La historia o la lectura del tempo. Barcelona: Editorial Gedisa.
CHERVEL, A. 1990. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229.
COSTA, D. A. 2010. A Aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946. Dissertação (Tese de Doutoramento). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
OLIVEIRA, J. C. S. 2009. Grupo Escolar Barnabé - Santos: A presença do método intuitivo no ensino de aritmética na escola primária entre os anos de 1938 a 1948. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). São Paulo: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP.
Downloads
Published
2020-10-31
Métricas
Visualizações do artigo: 324 PDF (Português (Brasil)) downloads: 215
How to Cite
RODRIGUES VALENTE, Wagner. O QUE É NÚMERO? INTUIÇÃO VERSUS TRADIÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 12, no. 24, p. 21–36, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2012v12n2421-36. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/105. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos