O QUE É NÚMERO? INTUIÇÃO VERSUS TRADIÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores/as

  • Wagner Rodrigues Valente wagner.valente@unifesp.br
    Departamento de Educação – UNIFESP – Campus de Guarulhos - Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2012v12n2421-36

Palabras clave:

Educação Matemática, Ensino Primário, Aritmética

Resumen

O artigo foca a emergência de novas propostas pedagógicas para o ensino da Aritmética no curso primário. Em específico, analisa o contraponto que se estabelece entre “ensino tradicional” e “ensino intuitivo” em finais do século XIX e primeiros anos do século passado. O estudo utiliza como fontes privilegiadas de pesquisa as revistas pedagógicas. Leva em conta, ainda, o ferramental teórico-metodológico da história cultural. Assim, o texto intenta responder à seguinte questão: Como se altera o conceito de número, no âmbito da matemática escolar, na passagem do chamado ensino tradicional para a vaga intuitiva?

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Citas

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Publicado

2020-10-31

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Cómo citar

RODRIGUES VALENTE, Wagner. O QUE É NÚMERO? INTUIÇÃO VERSUS TRADIÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Brasilera de História de la Matemática, [s. l.], vol. 12, n.º 24, p. 21–36, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2012v12n2421-36. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/105. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos