O QUE É NÚMERO? INTUIÇÃO VERSUS TRADIÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores/as

  • Wagner Rodrigues Valente wagner.valente@unifesp.br
    Departamento de Educação – UNIFESP – Campus de Guarulhos - Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2012v12n2421-36

Palabras clave:

Educação Matemática, Ensino Primário, Aritmética

Resumen

O artigo foca a emergência de novas propostas pedagógicas para o ensino da Aritmética no curso primário. Em específico, analisa o contraponto que se estabelece entre “ensino tradicional” e “ensino intuitivo” em finais do século XIX e primeiros anos do século passado. O estudo utiliza como fontes privilegiadas de pesquisa as revistas pedagógicas. Leva em conta, ainda, o ferramental teórico-metodológico da história cultural. Assim, o texto intenta responder à seguinte questão: Como se altera o conceito de número, no âmbito da matemática escolar, na passagem do chamado ensino tradicional para a vaga intuitiva?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BARBOSA, R. 1946. Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da Instrução Pública. Obras Completas de Rui Barbosa. Vol. X, Tomo II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde.

CATANI, D. B.; VICENTINI, P. P.; LUGLI, R. S. G. 1997. O Movimento dos Professores e a Organização da Categoria Profissional: estudo a partir da Imprensa Periódica Educacional. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Educação em revista – a imprensa e a história da educação. São Paulo: Escrituras, p. 77-92.

CHARTIER, R. 1990. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Editora Difel; Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S. A.
_____________ 2007. La historia o la lectura del tempo. Barcelona: Editorial Gedisa.

CHERVEL, A. 1990. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229.

COSTA, D. A. 2010. A Aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946. Dissertação (Tese de Doutoramento). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

OLIVEIRA, J. C. S. 2009. Grupo Escolar Barnabé - Santos: A presença do método intuitivo no ensino de aritmética na escola primária entre os anos de 1938 a 1948. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). São Paulo: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP.

Publicado

2020-10-31

Métricas


Visualizações do artigo: 326     PDF (Português (Brasil)) downloads: 216

Cómo citar

RODRIGUES VALENTE, Wagner. O QUE É NÚMERO? INTUIÇÃO VERSUS TRADIÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 12, n.º 24, p. 21–36, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2012v12n2421-36. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/105. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos