MELLO E SOUZA E A CRÍTICA AOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: DEMOLINDO CONCORRENTES, CONSTRUINDO MALBA TAHAN.
DOI:
10.47976/RBHM2004v4n8171-187Palabras clave:
Malba Tahan, ensino de matemática, livro didáticoResumen
Este estudo tem por finalidade contribuir para a história da disciplina escolar Matemática no Brasil. Após a apresentação do contexto em que é criada a disciplina Matemática, é realizada a análise dos conteúdos que norteavam a crítica aos livros didáticos feita por Mello e Souza, nas páginas da Revista Brasileira de Matemática, publicação pioneira, editada a partir de 1929, dedicada especificamente a assuntos matemáticos. O estudo do contexto e dos conteúdos revela aspectos importantes na construção do personagem Malba Tahan, um dos mitos da educação matemática brasileira.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Citas
APER – Arquivo Pessoal Euclides Roxo. São Paulo: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP.
BELHOSTE, B. Résumé de l'exposé de Bruno Belhoste. Paris: INRP. 1995.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa Teoria & Educação, Porto Alegre, no. 2,1990.
DASSIE, B. A. A Matemática do Curso Secundário na Reforma Gustavo Capanema. Dissertação (Mestrado em Matemática). Rio de Janeiro: PUC, 2001.
DIAS, A.L.M. A Revista Brasileira de Mathematica (1929-193?). Episteme, Porto Alegre, no. 11, jul./dez., 2000.
LORENZATO, S. Malba Tahan, um precursor. Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM, no. 16, ano 11, 2004.
MELLO E SOUZA, J. C. de e Cécil THIRÉ. Matemática 1º Ano. SP: Francisco Alves, 1930.
MICELI, S. Les intellectuels et le pouvoir au Brésil (1920-1945). França, Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble/Maison des Sciences de l‟Homme, 1981.
MIORIM, M. A. Introdução à história da educação matemática. SP: Atual Editora, 1998.
OLIVEIRA, C. C. Do menino ‘Julinho’ à ‘Malba Tahan’: uma viagem pelo oásis do ensino da matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Rio Claro, SP: UNESP, 2001.
BELHOSTE, B. Résumé de l'exposé de Bruno Belhoste. Paris: INRP. 1995.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa Teoria & Educação, Porto Alegre, no. 2,1990.
DASSIE, B. A. A Matemática do Curso Secundário na Reforma Gustavo Capanema. Dissertação (Mestrado em Matemática). Rio de Janeiro: PUC, 2001.
DIAS, A.L.M. A Revista Brasileira de Mathematica (1929-193?). Episteme, Porto Alegre, no. 11, jul./dez., 2000.
LORENZATO, S. Malba Tahan, um precursor. Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM, no. 16, ano 11, 2004.
MELLO E SOUZA, J. C. de e Cécil THIRÉ. Matemática 1º Ano. SP: Francisco Alves, 1930.
MICELI, S. Les intellectuels et le pouvoir au Brésil (1920-1945). França, Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble/Maison des Sciences de l‟Homme, 1981.
MIORIM, M. A. Introdução à história da educação matemática. SP: Atual Editora, 1998.
OLIVEIRA, C. C. Do menino ‘Julinho’ à ‘Malba Tahan’: uma viagem pelo oásis do ensino da matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Rio Claro, SP: UNESP, 2001.
Descargas
Publicado
2020-11-04
Métricas
Visualizações do artigo: 249 PDF (Português (Brasil)) downloads: 199
Cómo citar
RODRIGUES VALENTE, Wagner. MELLO E SOUZA E A CRÍTICA AOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: DEMOLINDO CONCORRENTES, CONSTRUINDO MALBA TAHAN. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 4, n.º 8, p. 171–187, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n8171-187. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/236. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos