MELLO E SOUZA E A CRÍTICA AOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: DEMOLINDO CONCORRENTES, CONSTRUINDO MALBA TAHAN.
DOI:
10.47976/RBHM2004v4n8171-187Palavras-chave:
Malba Tahan, ensino de matemática, livro didáticoResumo
Este estudo tem por finalidade contribuir para a história da disciplina escolar Matemática no Brasil. Após a apresentação do contexto em que é criada a disciplina Matemática, é realizada a análise dos conteúdos que norteavam a crítica aos livros didáticos feita por Mello e Souza, nas páginas da Revista Brasileira de Matemática, publicação pioneira, editada a partir de 1929, dedicada especificamente a assuntos matemáticos. O estudo do contexto e dos conteúdos revela aspectos importantes na construção do personagem Malba Tahan, um dos mitos da educação matemática brasileira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Referências
APER – Arquivo Pessoal Euclides Roxo. São Paulo: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP.
BELHOSTE, B. Résumé de l'exposé de Bruno Belhoste. Paris: INRP. 1995.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa Teoria & Educação, Porto Alegre, no. 2,1990.
DASSIE, B. A. A Matemática do Curso Secundário na Reforma Gustavo Capanema. Dissertação (Mestrado em Matemática). Rio de Janeiro: PUC, 2001.
DIAS, A.L.M. A Revista Brasileira de Mathematica (1929-193?). Episteme, Porto Alegre, no. 11, jul./dez., 2000.
LORENZATO, S. Malba Tahan, um precursor. Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM, no. 16, ano 11, 2004.
MELLO E SOUZA, J. C. de e Cécil THIRÉ. Matemática 1º Ano. SP: Francisco Alves, 1930.
MICELI, S. Les intellectuels et le pouvoir au Brésil (1920-1945). França, Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble/Maison des Sciences de l‟Homme, 1981.
MIORIM, M. A. Introdução à história da educação matemática. SP: Atual Editora, 1998.
OLIVEIRA, C. C. Do menino ‘Julinho’ à ‘Malba Tahan’: uma viagem pelo oásis do ensino da matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Rio Claro, SP: UNESP, 2001.
BELHOSTE, B. Résumé de l'exposé de Bruno Belhoste. Paris: INRP. 1995.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa Teoria & Educação, Porto Alegre, no. 2,1990.
DASSIE, B. A. A Matemática do Curso Secundário na Reforma Gustavo Capanema. Dissertação (Mestrado em Matemática). Rio de Janeiro: PUC, 2001.
DIAS, A.L.M. A Revista Brasileira de Mathematica (1929-193?). Episteme, Porto Alegre, no. 11, jul./dez., 2000.
LORENZATO, S. Malba Tahan, um precursor. Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM, no. 16, ano 11, 2004.
MELLO E SOUZA, J. C. de e Cécil THIRÉ. Matemática 1º Ano. SP: Francisco Alves, 1930.
MICELI, S. Les intellectuels et le pouvoir au Brésil (1920-1945). França, Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble/Maison des Sciences de l‟Homme, 1981.
MIORIM, M. A. Introdução à história da educação matemática. SP: Atual Editora, 1998.
OLIVEIRA, C. C. Do menino ‘Julinho’ à ‘Malba Tahan’: uma viagem pelo oásis do ensino da matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Rio Claro, SP: UNESP, 2001.
Downloads
Publicado
04-11-2020
Métricas
Visualizações do artigo: 249 PDF downloads: 199
Como Citar
RODRIGUES VALENTE, Wagner. MELLO E SOUZA E A CRÍTICA AOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: DEMOLINDO CONCORRENTES, CONSTRUINDO MALBA TAHAN. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 4, n. 8, p. 171–187, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n8171-187. Disponível em: https://rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/236. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos